Como fazer o pão ficar fresco por mais tempo?

Chega de pão murcho! O AnaMaria Receitas vai te ensinar a deixar seu pão fresco por mais tempo com algumas dicas!
Foto: Pixabay

Nada melhor do que se deliciar com um pãozinho fresco pela manhã, não é mesmo? Esse alimento se tornou rotina em muitas casas brasileiras, formando aquela combinação que todo mundo conhece que é o clássico café com leite e pão com manteiga. 

Publicidade

Se você comprou muitos pães e não conseguiu consumi-los no mesmo dia, você provavelmente já sabe que no dia seguinte os pães não estarão bonitos e crocantes como chegaram da padaria. No entanto, você sabia que existem maneiras de deixar seus pães gostosos por mais tempo com alguns truques? Continue lendo que o AnaMaria Receitas vai te ensinar! 

Se o pão está quente, não feche o saco! 

Não tem sensação melhor do que chegar na padaria para comprar pão e descobrir que ele acabou de sair do forno. Entretanto, quando você fecha o saco na esperança de manter o pão quentinho, saiba que esse é um erro que faz com que seu pãozinho dure menos. Isso porque o vapor largado pelo pão que se espalha pelos sacos de plástico ou de pão, forma o ambiente perfeito para que os fungos que causam bolor se desenvolvam livremente. 

Por isso, se você quiser aproveitar o pão ainda morno, você tem que comê-lo na hora. Mas, se a ideia for consumi-lo mais tarde, então deixe o saco aberto para que o ar saia completamente antes de servir ou guardar. 

O armazenamento correto!

Deixe de lado os sacos plásticos e opte por bolsas de pano, sacos de papel, ou até mesmo, envolva seu pão num pano de cozinha. Além disso, é importante deixar seu pãozinho num lugar seco, mas com circulação de ar. Dessa forma seu pão não vai endurecer por até 3 dias!

Publicidade

Na hora de servir, a dica do AnaMaria Receitas é borrifar água na parte de cima do seu pão. Depois, levar ao forno médio por cinco minutos e o pão ficará macio por dentro e crocante por fora, como se estivesse saindo do forno da padaria.

O forno pode te salvar!

Outra dica é levar seu pão amanhecido no forno médio por 5 a 10 minutos. O calor recupera as boas condições do amido, devolvendo firmeza a parte de fora do seu pãozinho e humidade ao miolo. Perfeito, não?

Congelar pode ser uma ótima opção!

Congelar o pão é uma ótima saída para quem não tem tempo de ir todos os dias à padaria. Para isso, você pode embrulhar um a um com papel alumínio, depois, leve-os para sacos plásticos bem fechados e guarde no congelador. Os pães costumam ficar gostosos por até três meses congelados. 

Publicidade

Na hora de servir, basta retirar o pão do saco plástico e manter embrulhado no papel alumínio dentro da geladeira. Quando ele descongelar, leve-o ao forno em temperatura média de 8 a 10 minutos ainda com o papel alumínio. Depois, retire o papel e leve novamente ao forno por mais uns 2 minutos para que ele fique crocante e perfeito.