Como fazer o café perfeito: confira dicas do AnaMaria Receitas

Você sabia que existem alguns truques para deixar seu café perfeito? Então, venha descobrir aqui no AnaMaria Receitas!
Foto: Pixabay

Nada melhor que um cafézinho pela manhã para começar o dia com o pé direito, ou então, um cafézinho depois do almoço, ou quem sabe um café a tarde, quando bate aquele sono durante o horário de trabalho. Independente da ocasião, um cafézinho bem quentinho tem o seu valor, não é mesmo? Mas, você está preparando seu café direito?

Publicidade

Você pode até pensar que para preparar essa bebida, não tem muito segredo, mas, existem algumas dicas e truques que fazem com que você prepare um café com maior qualidade, e consequentemente, uma apreciação melhor do sabor do grão. Por isso, o AnaMaria Receitas vai te dar algumas dicas preciosas para você preparar o café perfeito. Venha conferir! 

Como você armazena seu café?

Assim que compramos o pó de café, é normal retirar do plástico e adicioná-lo em outro recipiente. No entanto, é importante que você conserve o seu café em potes fechados e escuros, isso porque, dessa forma,  o café não fica exposto a luz e não oxida com mais facilidade. Ah, outra dica: guarde seu café na geladeira, pois a temperatura baixa vai ajudar a preservar as qualidades e o aroma do café. 

Água filtrada faz toda a diferença

Na hora de preparar seu cafezinho, nada de água da torneira hein! Para um cafézinho perfeito, use água filtrada ou mineral na hora  do preparo, isso porque as impurezas da água da torneira podem alterar o sabor da bebida. 

Não deixe a água ferver

Para você que quando vai preparar o café, deixa a água ferver, saiba que está fazendo errado! A temperatura correta da água do café, deve ser de 90°C, mas se você não possui um termômetro, é só tirar do fogo antes de levantar fervura. Ou seja, quando começam a surgir aquelas pequenas bolinhas na água, a temperatura está correta. 

Publicidade

Existe a maneira correta de despejar a água

Isso mesmo! Para um café perfeito, o jeito que você adiciona a água no coador, faz toda a diferença. Por isso, umedeça o pó que está no coador com água quente e, em movimentos circulares, coloque a água. Desse modo, você evita que a passagem de água pelo coador demore muito e evita que seu café fique muito amargo. 

Coador de pano ou de papel?

A melhor opção para um café perfeito é o coador de papel, isso porque os de pano tendem a mofar por conta da umidade.

Publicidade