Como montar a lasanha perfeita? Separamos 3 dicas

Por mais que seja um prato delicioso e fácil de preparar, existem algumas dicas para deixá-lo ainda melhor. Confira!

Se existe um prato que certamente conquistou o coração – e o estômago – dos brasileiros, essa é a Lasanha. De tão gostosa, a receita acaba ficando reservada para ocasiões especiais, como almoços em família, para receber amigos queridos ou, até mesmo, ser aquele prato de destaque no almoço de domingo.

Publicidade

Preparar uma lasanha não tem muito segredo: basta decidir se a massa será feita em casa, ou se você utilizará uma massa pronta de mercado. Após isso, é a hora de escolher o recheio, que pode ser presunto e queijo, frango, carne de boi ou de soja e até legumes. Para unir tudo isso, o molho de tomate e o creme de leite funcionam como uma espécie de “cimento”, juntando recheio e massa, entre uma camada e outra.

Como é possível ver, não é uma receita complexa de fazer, mas para conquistar aquela lasanha especial, super molhadinha e que desmancha na boca, existem algumas dicas para alcançar esse resultado. Por isso, AnaMaria Receitas separou 3 dicas para você preparar uma lasanha perfeita e suculenta. Confira! 

Escolhendo a massa ideal 

O primeiro passo para conquistar aquela lasanha de dar água na boca é a escolha da massa. Isso porque, dependendo do tipo, o modo de preparo será modificado. A lasanha pode ser preparada com massa fresca, pré-cozida seca ou a massa seca de caixinha. Se você optar pela massa fresca, é necessário prestar atenção no tempo de cozimento, porque a lasanha ainda será levada ao forno, ou seja, a massa terminará de cozinhar no forno. Se passar do ponto, porém, a lasanha pode ficar mole demais e até desmanchar no momento de servir. 

Para quem não tem muita prática na cozinha, ou tem receio de utilizar a massa fresca e errar o ponto, uma boa opção é a massa pré-cozida seca. No entanto, para esse tipo o ideal é que o molho escolhido seja mais líquido, visando que a massa fique macia e no ponto certo. No caso da massa de caixinha, ela precisa ser cozida antes de ser adicionada ao forno com os outros ingredientes. Para isso, basta cozinhar a massa no tempo indicado na caixa, depois siga o passo a passo normalmente da receita. 

Publicidade

Abuse do molho!

Nada mais delicioso do que uma lasanha bem molhadinha, não é mesmo? O que garante essa característica ao prato é justamente o molho, sendo este um dos ingredientes mais importantes da receita e que deve ser levado em consideração. Falando na escolha do molho, aliás, você pode usar a versão à bolonhesa, molho branco, quatro queijos, molho pesto, molho de tomate, entre outros. O importante é deixar a lasanha bem úmida!

Por isso, capriche na quantidade de molho na hora de montar o prato: comece colocando a primeira camada diretamente na assadeira. Isso evita que a massa grude no recipiente. Ah, e não se esqueça de sempre de deixar as camadas de molho próximas das camadas de massa, já que é ele que vai ajudar a cozinhá-la. O molho também deve ser adicionado na parte superior da lasanha, antes do queijo.

Monte a lasanha na ordem correta

Isso mesmo, existe uma ordem na hora da montagem da lasanha! Por isso, comece untando o recipiente com manteiga ou azeite e, depois, adicione uma camada de molho. Em seguida, comece intercalando a massa da lasanha, com o molho e depois o recheio escolhido. Feito isso, basta repetir o processo nessa ordem, fazendo quantas camadas desejar. Só não se esqueça de deixar o queijo por último, para garantir aquele gratinado perfeito! Quando finalizar a montagem, cubra a travessa com papel alumínio e leve sua lasanha ao forno. 

Publicidade