Como evitar que os alimentos grudem na panela: confira truques do AnaMaria Receitas!

Com esses truques do AnaMaria Receitas suas comidas nunca mais vão grudar no fundo da panela! Confira!
Foto: Cooking With Cast Iron/Youtube

Um dos problemas mais recorrentes que enfrentamos na hora de cozinhar é quando o alimento gruda na panela. Apesar de ser um incômodo, isso é muito comum, afinal, não são todas as pessoas que possuem panelas com revestimento antiaderente, isto é, que evitam que os alimentos se depositem no fundo da panela após o preparo. 

Publicidade

Se você possui as panelas sem a tecnologia teflon, você sabe que deve ter um cuidado a mais na hora de cozinhar, justamente para evitar que os alimentos grudem. No entanto, evitar isso é uma missão impossível, pois uma hora ou outra os alimentos acabam grudando.

Mas, você sabia que existem técnicas para evitar esse problema? Por isso, se você cansou de lavar as panelas cheia de grudes de alimentos, o AnaMaria Receitas separou alguns truques que vão te ajudar a evitar que suas comidas fiquem depositadas nos fundos das panelas. Venha descobrir aqui! 

Não mexa a comida com muita frequência 

Quando mexemos a comida sem parar, nós estamos aumentando as chances dela grudar na panela. Por isso, segure a emoção e mexa apenas de vez em quando e com bastante cuidado!

Farinha de trigo com azeite

Para você que não possui panelas antiaderentes, essa misturinha pode ser seu salva-vidas! Ligue o fogo, coloque um pouco de azeite ou manteiga na panela e,  em seguida, salpique um pouco de farinha de trigo. Agora, deixe esquentar e sua panela está prontinha para fazer seu filé de frango sem problemas! 

Publicidade

Sal e azeite

Outra misturinha é muito parecida com a anterior, no entanto, no lugar da farinha de trigo nós vamos utilizar sal. Basta seguir o mesmo processo da dica anterior que o resultado será o mesmo! 

Espere a panela esquentar

Uma dica importante é você deixar sua panela aquecer bem antes de adicionar o óleo escolhido e a comida. Isso porque esquentar a panela ajuda a criar uma superfície antiaderente natural na panela, impedindo que os alimentos grudem. 

Bicarbonato de sódio 

Outra dica bem simples que vai impedir que seus alimentos grudem é adicionar na sua frigideira uma pasta feita com um pouquinho de bicarbonato de sódio e água. Adicione essa pastinha na parte interna da panela, com ela ainda fria. Depois, leve sua panela ao fogo, deixe a pasta agir e, em seguida, desligue o fogo. Por fim, lave a panela com água corrente e ela estará pronta para ser utilizada para fritar qualquer alimento! 

Publicidade