Como evitar cheiro de ovo no bolo?

O cheiro do ovo nas receitas pode ser um problema para muitas pessoas. Por isso, o AnaMaria Receitas te ensina truques para evitar esse odor!

O ovo é um ingrediente que está presente na lista de várias receitas, sejam elas doces ou salgadas. No entanto, por mais que esse alimento nos proporcione comidas deliciosas, dependendo da indicação, ele pode deixar um cheiro enjoativo no resultado. 

Publicidade

Em receitas como tortas e bolos, o ovo possui a função de deixar o resultado com mais volume e estrutura, trazendo leveza para a massa. Quando o ovo é aquecido, suas moléculas se movimentam, e o enxofre e o ferro presentes no alimento se encontram, formando uma reação química que causa o cheiro forte do ingrediente.

Esse odor pode ser um problema, principalmente em receitas mais simples, como o bolo de pão de ló ou um recheio de creme, onde o cheiro pode ficar mais evidente. Mas, não se preocupe! Para você que não gosta desse cheirinho desagradável, AnaMaria Receitas separou alguns truques para evitar o incômodo. Confira!

Escolha ovos frescos

Nada de ovos velhos para receitas! Se você for fazer um bolo, uma das dicas principais é comprar ovos frescos ou diretamente do produtor. Isso porque os mais frescos apresentam um cheiro mais suave, e os ovos mais velhos tendem a ficar com o odor mais forte. Ah, e não se esqueça de conferir o prazo de validade dos ovos! 

Peneire as gemas e as claras

Se você tem o costume de quebrar os ovos direto na receita, saiba que isso pode ser um erro. Tudo porque, quando você adiciona os ovos diretamente na massa, corre o risco deles estarem podres, fazendo você perder os outros ingredientes. Outro ponto é que os ovos devem ser peneirados antes de serem adicionados. Desta forma, a membrana presente na clara, que deixa o cheiro forte no ovo, é removida. Para isso, coloque as gemas e as claras (separadamente) na peneira e fique balançando até que elas passem naturalmente pela peneira.

Publicidade

Utilize essência ou extrato de baunilha 

Um truque para evitar o cheiro de ovo no seu bolo é adicionar essência de baunilha, que além de deixar um cheiro agradável, vai conferir um sabor delicioso. 

Coloque gotinhas de limão na massa

Se você faz parte daquele grupo de pessoas que acham a essência de baunilha enjoativa, ou se não tem esse ingrediente em casa, uma outra opção para anular o cheiro do ovo é usando limão. O cheiro é primordial para eliminar qualquer cheiro desagradável, além de dar um toque mais refrescante e cítrico para a receita. Para isso, apenas 5 gotinhas de limão são suficientes e não interferem em nada no sabor final.

Bata bem os ovos

A dica principal para você que não quer cheiro de ovo no seu bolo é bater bem seus ovos. Por isso, bata bem seus ovos na batedeira por cerca de 10 a 15 minutos e prontinho! 

Publicidade

Deixe o bolo assar bem

Um bolo cru é sinônimo de cheiro de ovo. Por isso, deixe a massa assar bem e no tempo correto para evitar o cheirinho desagradável!