Como descobrir se o gás está acabando: Confira truques simples!

O AnaMaria Receitas vai te dar dicas essenciais para você não passar mais perrengue quando o gás estiver prestes a acabar!
Foto: Pixabay

Se você utiliza botijão de gás na sua casa, você provavelmente já passou pelo desconforto do gás acabar enquanto você preparava um almoço ou um jantar delicioso, não é mesmo? Neste caso, a única solução é sair de casa atrás de um botijão novo, e sua refeição acaba ficando para depois…

Publicidade

Para evitar esse problema, você precisa saber quando o gás está prestes a acabar para que você possa se programar e comprar outro botijão. Não existem indicações claras da quantidade de gás restante, no entanto, existem alguns truques para que você possa acompanhar o uso do gás e se preparar para quando ele estiver acabando. 

Por isso, para te ajudar a não passar mais perrengue com o gás de cozinha, o AnaMaria Receitas vai te ajudar a identificar os sinais que o fogão mostra quando o gás está acabando. Venha conferir! 

Repare no peso do botijão 

Esse é um truque meio óbvio, mas que muita gente não se atenta. Para descobrir se o gás está acabando, uma das alternativas é verificar seu peso, isso porque quando o botijão está próximo de esvaziar, o gás preservado ali dentro em estado líquido por conta da compressão muda para o estado gasoso, com isso, seu peso diminui e ele fica bem mais leve do que quando chegou na sua casa. 

Repare nas chamas do fogão 

Você sabia que o seu fogão pode indicar que o gás está prestes a acabar? Isso mesmo! Quando seu botijão está com gás, as chamas ficam azuis. No entanto, quando as chamas ficam em tons de amarelo, avermelhado e ficam trepidantes, é importante se atentar, pois esse é um sinal de que o gás está acabando. 

Publicidade

Isso acontece porque a quantidade de oxigênio é maior do que a de gás durante a queima.

Anote as datas das trocas 

Marque um calendário, caderninho ou no celular todas as vezes em que o botijão foi instalado e quando ele acabar. Dessa forma, você vai ter mais ou menos uma ideia de quanto tempo dura o gás de cozinha na sua casa, e até mesmo fazer previsões mais certeiras. Com isso, você evita imprevistos na hora de cozinhar. 

Tenha um botijão reserva 

Outra dica importante para que você fique mais tranquilo na hora de cozinhar é deixar um botijão reserva na sua casa. Dessa forma, quando o gás acabar você já terá um novinho em folha para suprir sua necessidade. Perfeito, não?

Publicidade