Como deixar o macarrão “al dente” : confira dicas para não errar mais!

Aprenda a fazer o macarrão no ponto certo com essas dicas do AnaMaria Receitas!
Foto: Pixabay

Você já ouviu falar da tal massa “al dente”? Bom, se você não conhece esse é o nome que se dá para um ponto específico de cozimento da massa que é considerado o mais indicado para as receitas. De acordo com as mamas italianas, as massas devem ser cozidas tempo suficiente para que sejam sentidas quando mastigamos, sem ficar muito mole quase desmanchando e sem ficar duras demais. Para simplificar: “al dente” significa “no ponto”, ou seja, a consistência ideal para saborear bem a massa. 

Publicidade

No entanto, identificar esse ponto específico na hora do cozimento da massa pode ser uma tarefa difícil. Mas, para tudo o AnaMaria Receitas tem uma solução! E é claro que para esse caso não seria diferente. Portanto, venha aprender a acertar de uma vez por todas o “al dente” com essas dicas do AnaMaria Receitas! 

Evite massa com ovos

Se você quiser um verdadeiro macarrão al dente italiano, fuja das massas que levam ovos na massa e prefira sempre as massa grano duro, essas são ideais para esse ponto! 

Ferva a quantidade correta de água antecipadamente 

Como o macarrão deve ser adicionado com a água borbulhando, o primeiro passo é esquentar a água. Desse modo, você também consegue controlar o tempo do cozimento. Outro ponto é a quantidade de macarrão por água: a proporção ideal é 1 litro de água para 100g de massa.

Quando a água começar a ferver, adicione sal

Outro passo importante para alcançar o macarrão al dente é colocar uma boa quantidade de sal na água assim que ela começar a ferver. A função do ingrediente é de extrema importância, isso porque ele evita que a massa fique grudenta e deixa ela mais apetitosa.  A quantidade de sal é de pelo menos 1 colher de sopa, e se você tiver sal grosso, melhor ainda! 

Publicidade

Fique de olho no tempo de cozimento 

O tempo de cozimento é baseado nas instruções da embalagem, isso porque o tempo varia dependendo da marca escolhida. No entanto, normalmente uma massa de grano duro precisa de 5 a 10 minutos, no máximo, para cozinhar. 

Experimente!

Uma das dicas para acertar o ponto é, antes de tirar o macarrão do fogo, pegue um fio com a ajuda de um garfo e experimente para ver se o ponto esta correto. Ou então, corte um pedaço da massa, se tiver um fio no meio, ou seja, com uma parte branca no interior, ela ainda está crua. Mas, se tiver com uma cor homogênea em toda massa, então ela já está cozida! 

Depois de cozido, não adicione água fria!

Se você acha que adicionar água fria no macarrão depois de cozido vai ajudar a interromper o cozimento, saiba que isso é um mito! Você não pode fazer isso porque a diferença de temperatura tira o amido, muda a consistência e não ajuda a deixar o macarrão no ponto que queremos. 

Publicidade