Como cozinhar pinhão corretamente?

Com o inverno cada vez mais próximo, é hora de se deliciar com um alimento típico dos dias frios: o pinhão!
Foto: Pixabay

Os dias frios estão cada vez mais perceptíveis após a chegada do outono, e nada melhor nesse friozinho do que se deliciar com alimentos típicos da estação, não é mesmo?

Publicidade

Um dos alimentos mais característicos do outono é o pinhão. Além de ser típico na estação, o alimento tem presença marcante na culinária da região Sul do Brasil, por isso, é quase impossível visitar essa região do país nas estações mais frias, sem provar essa delícia! 

Além do sabor marcante, o pinhão possui um aspecto nutricional extremamente relevante, principalmente por ser rico em calorias, por isso, você que está de dieta deve tomar cuidado ao abusar dessa delícia. O pinhão também é composto por vários minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, fósforo, destacando o potássio, que é um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. 

Entretanto, muitas pessoas não sabem como cozinhar o pinhão corretamente, e sempre terminam com o alimento endurecido. Mas, não se preocupe, porque o AnaMaria Receitas vai te ensinar a preparar o pinhão corretamente, para você se deliciar com essa comida que é a cara do outono! 

Deixe os pinhões de molho

Muitas pessoas pulam essa etapa e acabam preparando pinhões velhos e podres. Essa dor de cabeça pode ser evitada quando você os deixa de molho por 10 minutos, com isso os pinhões estragados vão boiar, justamente porque eles possuem ar dentro da casaca. Assim, você pode descartá-los com facilidade. 

Publicidade

Hidrate os pinhões por 12 horas

Descarte a água anterior, juntamente com os pinhões estragados e adicione uma nova água numa bacia. Adicione os pinhões nessa água limpa e deixe-os hidratando na geladeira por uma noite. 

Isso deve ser feito porque a hidratação altera o amido do pinhão e o deixa mais saboroso ainda. Além disso, ao hidratar na água, o pinhão vai absorver o líquido e inchar, com isso, a casca é forçada, e será mais fácil descascá-lo depois de cozido. 

Não adicione sal na hora de cozinhar 

Assim como o feijão, não deve adicionar sal na hora de cozinhar seu pinhão. Ao fazer isso, seu pinhão vai ficar duro, e não é isso que queremos, né? 

Publicidade

Portanto, retire os pinhões hidratados da geladeira e adicione-os na panela de pressão. Cozinhe-os por 30 minutos. 

Após esse tempo, abra a panela, adicione sal, e cozinhe por mais 30 minutos. Assim, você terá pinhões macios e salgado corretamente! 

Não adicione sal na hora de cozinhar - Foto: Pixabay
Não adicione sal na hora de cozinhar – Foto: Pixabay

Descasque ainda quente

Depois de cozido, não espere o seu pinhão esfriar para descascar. Quando o alimento esfria, fica praticamente impossível descascá-lo. Por isso, mantenha a panela no fogo baixo ainda com água e vá retirando os pinhões em pequenas quantidades conforme for comendo. 

Publicidade

Se você for comer depois, esquente a água novamente para retirar a casca com mais facilidade. 

Agora que você sabe como cozinhar o pinhão corretamente, que tal preparar essa receita deliciosa de bolo de pinhão com maçã para adoçar sua tarde de outono?

Bolo de pinhão com maçã
Bolo de pinhão com maçã

 

Publicidade