Como cozinhar para muita gente: chef dá dicas

Vai cozinhar para muitas pessoas, mas não sabe por onde começar? O AnaMaria Receitas convidou o Chef Deivid Marques para te ajudar e deixar todo mundo satisfeito!

Festas de aniversário, reuniões em família, festas de fim de ano e casamento: o que essas festividades têm em comum? Provavelmente você deve ter pensado em comida. E não é que você acertou? Independente da ocasião ou do motivo da comemoração, a comida sempre está presente.

Publicidade

Entretanto, quando o evento conta com a presença de muitas pessoas, preparar um cardápio que agrada a todos pode ser um desafio.

Pensando nisso, o AnaMaria Receitas convidou o Chef Deivid Marques, do “Boteco 28”, para dar algumas dicas para você, que vai cozinhar para eventos familiares ou até mesmo para casamentos e aniversários. Venha conferir essas dicas de ouro!  

Por onde começar?

A dica de ouro do Chef Deivid para quem vai cozinhar para muitas pessoas e não sabe por onde começar, é o planejamento. Você deve ter noção de quantas pessoas comparecerão para calcular a quantidade de comida por pessoa, além de pensar no que vai servir: “O planejamento é saber qual prato vamos preparar e quais alimentos vamos usar, fazer o mise en place, deixar tudo preparado já nas quantidades é fundamental para o preparo do prato”, conclui o chef. 

Você deve pensar também, no tipo de evento, ou seja, se será uma festa de aniversário, casamento, com música e shows, ou se será uma festa familiar com amigos em que as pessoas costumam ficar sentadas e batendo papo em volta da mesa. 

Publicidade

No tipo de evento onde as pessoas costumam se movimentar mais, a tendência é que comam menos do que em eventos mais calmos.

Sobre isso, Deivid ainda adicionou revela algumas dicas essenciais: “Prepare os passos mais longos primeiro, por exemplo, marinar carnes com antecedência, comprar e organizar os pré-preparos/ingredientes na véspera. Anote o passo a passo da receita para não se perder e defina o tipo de serviço, se vai ser buffet ou empratado são algumas dicas para facilitar o seu menu para muitas pessoas.

Como acertar a quantidade de comida por pessoa?

Para que você deixe todos satisfeitos, é importante trabalhar com médias. Existem algumas pessoas que comem mais que outras, repetindo o prato duas ou três vezes.

Publicidade

É importante ter isso em mente, pois você fará o cálculo pensando na média que cada um dos seus convidados come.

Entretanto, caso você queira uma proporção certa, Deivid reforça: “Geralmente um adulto consome uma porção de 300 g por refeição, daí dentro da divisão de alimentos e porções, calculamos por exemplo, 180g de massa para 120 g de molho; se for um peixe, a proteína sempre ocupa uma porção maior que a guarnição… e por aí vai..”

Como acertar a quantidade de comida por pessoa? -Foto: Pixabay
Como acertar a quantidade de comida por pessoa? -Foto: Pixabay

Dicas do que preparar para muitas pessoas

Para quem deseja algo prático, dê prioridade para pratos que podem ser preparados com antecedência e que não exigem muitos passos. Além disso, outra dica é deixar de lado a ideia de preparar muitas opções e investir em pratos únicos, que podem ser preparados em grande quantidade e com poucas panelas. 

Publicidade

Deivid ainda dá dicas de pratos coringas para quem não sabe o que cozinhar: “A clássica Feijoada, Pratos clássicos, Arroz, Massas e Cozidos.” 

Com base nas indicações do Chef, O AnaMaria Receitas dá dicas de pratos que além de deliciosos, não vão tomar muito tempo no preparo e ainda vão satisfazer a todos. São eles: 

Macarronadas

Macarronadas como esse talharim com molho branco e linguiça, ou esse parafuso a brasileira com molho. 

Publicidade
Foto de Talharim com molho branco e linguiça
Talharim com molho branco e linguiça

Risoto

Você pode optar também por risotos como esse suculento risoto à marguerita. 

Foto de Risoto marguerita
Risoto marguerita

Feijoada

Uma boa opção que agrada a todos é uma boa e clássica feijoada!

Foto de Feijoada
Feijoada

Frango assado

Para quem deseja economia e praticidade, que tal esse frango assado no leite de coco

Foto de Frango assado no leite de coco

 

Tortas

As tortas são opções ideais pois além de serem deliciosas, rendem bastante e todo mundo vai adorar. Por isso, que tal essa torta de frango? E para quem não consome carne, que tal essa versão vegetariana de torta folhada de espinafre e queijo?

Foto de Torta folhada de espinafre e queijo
Torta folhada de espinafre e queijo