Como conservar o azeite em casa?

Você sabia que existe uma maneira correta de armazenar seu azeite? Pois é, se você não sabe como, o AnaMaria Receitas te ensina!
Foto: Pixabay

O azeite é uma gordura muito utilizada na cozinha, seja para temperar saladas e legumes, para untar a frigideira ou até mesmo no pão, que é uma combinação muito deliciosa! 

Publicidade

Existem diversos tipos de azeite, porém o mais comum nas mesas dos brasileiros, é o azeite de oliva, que vem da azeitona, sendo a versão extravirgem mais saudável e com mais benefícios para a saúde. Dentre os benefícios do azeite, podemos destacar a vitamina E, A e K,  muito presentes no produto, além de prevenir doenças cardiovasculares, previne o envelhecimento precoce da pele, diminui o risco de doenças inflamatórias crônicas.

Entretanto, por mais que o azeite seja repleto de benefícios para a saúde, é recomendado que não sejam consumidas mais de 3 colheres de sopa do alimento por dia, justamente porque acima dessa quantidade o azeite aumenta a gordura no sangue e torna-se prejudicial para a saúde. Por isso, sem exagerar, hein! 

Se você tem azeite em casa, você sabia que existe uma maneira correta de armazená-lo? Pois é, e se ele for armazenado da maneira correta, pode alterar a qualidade do produto. Por isso, o AnaMaria Receitas vai te ensinar a como armazenar corretamente o azeite. Venha conferir! 

Não deixe-o perto do fogão

Se você tem o costume de deixar o seu vidro de azeite perto do fogão, para facilitar assim na hora de utilizá-lo, saiba que você está armazenando errado, justamente porque muitos componentes do azeite são termossensíveis. 

Publicidade

As variações de temperatura nesse espaço alteram o sabor do produto, além de auxiliar na perda dos componentes antioxidantes presentes no líquido. 

Mantenha a garrafa fechada

Nada de deixar seu azeite sem tampa! Isso porque o ar em excesso é um vilão para o seu produto, uma vez que o contato com o ar favorece o processo de oxidação do azeite. 

Assim que abrir, já consuma o produto

Depois de retirado o lacre, o seu azeite pode ser consumido em até 3 meses. Depois desse período, ele começa a perder suas propriedades e o sabor não fica o mesmo. 

Publicidade

Mantenha a garrafa limpa

Uma coisa muito comum de acontecer é deixar o azeite escorrer no vidro após o uso. Para isso, é recomendado usar um papel seco para limpar sua embalagem, justamente porque dessa forma, evitamos que o azeite oxidado que ficou para fora, entre em contato com o restante que estava dentro do recipiente.