Como congelar frutas e verduras corretamente?

Já pensou como seria fácil ter uma saladinha pronta, bastando só descongelar? Veja como fazer isso sem estragar suas frutas e verduras!

Foto: Pixabay

Todo mundo sabe que frutas e verduras são os alimentos que mais estragam dentro de casa. Sem contar que, durante a rotina, lavar, secar e cortar todos os ingredientes para a salada nem sempre é muito prático. Por isso, congelar suas frutas e verduras pode ser uma boa saída. 

Publicidade

Mas saiba qual a melhor forma de congelar e descongelar certos alimentos para que a textura e sabor não alterem. Seguindo as dicas do AnaMaria Receitas, ter uma alimentação saudável nunca foi tão fácil e delicioso!

Como congelar verduras e legumes de forma correta?

A maioria das verduras e legumes respondem muito bem ao congelamento. No entanto, vegetais folhosos que devemos comer crus, como rúcula, alface e agrião, não podem ser congelados. De forma geral, devemos lavar e secar bem a maioria das verduras e legumes antes de congelar. Outros, como a cenoura, vagem, brócolis, espinafre, batata-doce, inhame, beterraba, abobrinha, nabo, berinjela, folhas de couve, de repolho, de couve-flor ou de brócolis e milho-verde devem ser escaldados antes de irem para o congelador. 

Para isso, coloque os alimentos em uma panela com água fervente e deixe cozinhar por cerca de 2 a 5 minutos (depende da rigidez do alimento). Em seguida, coloque diretamente em um recipiente com água fria. Antes de colocar no congelador, seque bem para que o alimento não acumule água. 

As últimas exceções são o alho, batata, tomate, feijão, lentilha e grão-de-bico. O alho deve ser congelado com um pouco de óleo vegetal, a batata deve ser preparada em forma de consumo antes de ser congelada (nunca crua) e o tomate usado em molho deve ser batido no liquidificador e cozido, justamente para aumentar a concentração do extrato. Já no caso dos grãos, cozinhe-os com cuidado para não deixá-los muito moles, espere esfriar e em seguida congele. 

Publicidade

Em todos os casos, coloque o alimento em um pote de vidro ou de plástico com tampa! Não congele os alimentos inteiros sem o devido armazenamento, isso pode estragá-los ainda mais rápido. 

Como congelar frutas de forma correta?

Assim como as verduras e legumes, a maioria das frutas pode ser congelada, durando bastante tempo no congelador. No entanto, algumas são mais sensíveis e devem seguir uma rotina diferente. Em todos os casos, lave, seque, descasque e corte as frutas. Em outras, deve-se retirar os caroços como o maracujá e o abacate. Algumas mais sensíveis, como a banana, melão, nectarina, abacate e o pêssego podem oxidar e ficar escuras no congelamento. Para evitar que isso aconteça, vale a pena colocar algumas gotinhas de suco de limão nas frutas cortadas.

Como descongelar?

As verduras em pequenas quantidades que serão cozidas na sequência, não precisam ser descongeladas. No entanto, se você congelou grandes porções, vale a pena colocar na geladeira um dia antes do preparo. O mesmo descongelamento deve acontecer caso você deseje comê-los cru. 

Publicidade

No caso das frutas, as polpas e frutas que serão usadas em preparos imediatos não precisam ser descongeladas. Para o resto, descongela-as na geladeira. Em todos os casos, não congele os alimentos novamente. Isso pode alterar a consistência e a validade.