Chega de lula borrachuda: confira dicas para preparar esse molusco

O AnaMaria Receitas te dá dicas preciosas para você aprender a preparar uma lula deliciosa e macia de uma vez por todas!

A lula é um alimento muito apreciado para quem adora frutos do mar. Esse ingrediente é extremamente importante para o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a reduzir níveis de colesterol e é uma fonte ótima de proteína, podendo ser um substituto perfeito para quando enjoamos da carne vermelha. Esse molusco rende pratos deliciosos, como suculentas lulas recheadas, lula empanada, risoto de lula e até mesmo espaguete com lula. Porém, esse fruto do mar é um pouco chatinho de preparar e se passar do ponto de cozimento, pode ficar borrachudo e duro. 

Publicidade

Por isso, o AnaMaria Receitas separou algumas dicas importantes para você nunca mais errar o ponto da lula e surpreender a todos com a maciez deste delicioso fruto do mar! Venha conferir! 

O cuidado antes do preparo

No mercado, quando for comprar sua lula, fique atento ao cheiro, fuja do cheiro forte! A carne tem que ter um cheiro neutro e agradável. E atenção a pele: não pode estar viscosa.

Quando for guardar na geladeira, mantenha num recipiente plástico e de preferência entre camadas de gelo. 

Existe um cuidado que deve-se ter antes de preparar uma lula
Existe um cuidado que deve-se ter antes de preparar uma lula

Lula borrachuda nunca mais! 

Existem inúmeros jeitos de preparar, seja grelhada, frita, assada ou cozida. Por isso, é importante prestar atenção no ponto de cocção de cada modo de preparo. 

Publicidade

Se for frita no óleo 

Se você for preparar suas lulas empanadas no óleo, o tempo correto para que ela fique bem macia e crocante é, no geral, 7 minutos. Mas, depende também da temperatura do óleo, que deve estar entre 170º a 200º. 

Se for cozida 

Se você for cozinhar sua lula, o tempo é bem relativo. Em até 5 minutos, a lula fica macia, mas se passar desse tempo, ela vai ficar dura. Se por algum motivo você deixar passar esses 5 minutos, não se preocupe, basta deixar por mais 30 minutos que ela voltará a ficar molinha novamente! 

Atenção ao sal! 

Uma dica de ouro para que esse fruto do mar fique molinho é colocar sal apenas depois do cozimento e uns minutinhos antes de ser servido. 

Publicidade

Receita de lulas recheadas do AnaMaria Receitas 

Agora que você aprendeu como deixar sua lula bem macia, aprenda uma receita de dar água na boca! Confira o passo a passo aqui! 

Lula recheada
Lulas recheadas