Chega de desperdício: saiba como usar talos de legumes e verduras em receitas fáceis

Não desperdice nada do seus ingredientes e aprenda a preparar receitas deliciosas e supereconômicas com talos de legumes e verduras. Confira aqui no AnaMaria Receitas a utilizar esses alimentos em suas próximas receitas!

Você sabia que é possível aproveitar talos de legumes e verduras de forma deliciosa e barata? Confira aqui no AnaMaria Receitas alguns benefícios desses ingredientes para a sua saúde, além de aprender a higienizá-los corretamente para usá-los sem desperdiçar fontes de nutrientes importantes para o nosso corpo e ainda preparando pratos saborosos! 

Publicidade

Quais os benefícios dos talos de legumes e verduras?

Os legumes em geral são fontes de vitaminas e possuem uma elevada porcentagem de fibra, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Em especial, as folhas verdes são ricas em magnésio e, por conter um baixo índice glicêmico, são ótimas aliadas para sua dieta. 

Contudo, os talos de legumes e verduras são, muitas vezes, jogados no lixo. Um erro! Isso porque esses ingredientes são perfeitos para aumentar o valor nutritivo de suas refeições, são cheias de vitamina C, ácido fólico, ferro, cálcio e antioxidantes, além de serem um ótimo agente contra doenças, como câncer, aterosclerose e prisão de ventre.

Como higienizar legumes e verduras corretamente antes do preparo?

Pixbay/ Como higienizar legumes e verduras corretamente antes do preparo.
Pixbay/ Como higienizar legumes e verduras corretamente antes do preparo.

Antes de consumir verduras e legumes é necessário realizar uma limpeza desses alimentos para minimizar o risco de contaminação por agrotóxicos, pesticidas, e bactérias, além de retirar possíveis bichinhos que restaram no alimento.

Para higienizar suas verduras e legumes, o AnaMaria Receitas te indica duas opções: 

Publicidade
  1. Com o uso de hipoclorito de sódio, que é a famosa água sanitária, que pode ser encontrada facilmente em supermercados, quitandas e farmácias. Primeiramente deve-se lavar cada uma das verduras ou legumes em água corrente, depois adicionar aproximadamente 20 ml (duas colheres de sopa) de hipoclorito de sódio para cada litro de água filtrada em uma tigela ou bacia, e os alimentos nessa mistura. Depois, é só enxaguar com água corrente novamente e estarão prontos para consumo.
  2. Outra opção é nada mais nada menos que o vinagre, que é um ótimo agente para matar e eliminar bactérias, com baixo custo que pode ser encontrado facilmente em supermercados e quitandas. Para higienizar seus legumes e verduras é necessário diluir cerca de 40% a 50% do vinagre para cada litro de água, deixar os alimentos de molho por aproximadamente 20 minutos e depois é só enxaguar e consumir.

Como usar talos de legumes e verduras em Receitas?

Depois de higienizados e preparados, é hora de decidir o que fazer com os talos que sobraram desses alimentos. Jogar fora? Jamais! Confira abaixo quatro receitas práticas e econômicas com talos de legumes e verduras.

Torta de talos e queijo

Torta de talos e queijo
Torta de talos e queijo

Essa receita é para quem deseja uma opção inovadora, mas sem gastar muito tempo e dinheiro. Para preparar essa torta deliciosa, basta bater todos os ingredientes da massa no liquidificador, refogar o recheio com os talos em uma panela, depois distribuir a massa e o recheio em uma forma untada e levar ao forno até dourar.

Farofa de folhas e talos de legumes

Farofa de folhas e talos de legumes
Farofa de folhas e talos de legumes

Um acompanhamento que vai dar um toque delicioso ao seu prato! Basta preparar essa farofa econômica numa panela com os ingredientes indicados, até dourar. Simples e rápida!

Publicidade

Arrozinho com talo de couve

Arrozinho com talo de couve
Arrozinho com talo de couve

Essa receita é para quem deseja inovar o preparo do clássico arroz. Para preparar, basta seguir o passo a passo indicado aqui no AnaMaria Receitas e adicionar os talos da couve que darão ao prato sabor e nutrientes.

Bolinho de talo de espinafre com fubá

Bolinho de talo de espinafre com fubá
Bolinho de talo de espinafre com fubá

Uma opção perfeita para os vegetarianos que desejam inovar na cozinha, que tal uma versão deliciosa? Para preparar é simples, com ingredientes superbaratos e com apenas três passos: misturar os ingredientes, formar bolinhos e fritar.

 

Publicidade