Carne de porco seca nunca mais: dicas para deixar a carne macia

Aprenda a deixar sua carne de porco macia e suculenta com as dicas valiosas do AnaMaria Receitas!

A carne de porco é uma proteína que faz parte da vida do brasileiro, afinal, quem nunca comeu um delicioso pernil no Natal? Além de ser um clássico nas festas de fim de ano, a carne suína faz sucesso por ser muito versátil, com diversos cortes e tipos de preparo para todos os gostos! Entretanto, preparar essa carne pode ser um desafio, pois ela precisa de preparos específicos para cada corte para que o resultado não seja aquela carne com aspecto de seca, dura e borrachuda. 

Publicidade

Para você que não sabe como deixar sua carne macia, o AnaMaria Receitas selecionou dicas simples e eficientes para deixar sua peça no ponto perfeito. Venha conferir! 

Invista numa boa marinada

Para você que não conhece, o ato de marinar consiste em deixar as carnes de molho em uma mistura de temperos compostos por um ingrediente ácido, uma parte aromática de ervas e especiarias e para finalizar um vegetal fresco. No caso da carne de porco, você pode preparar uma marinada com frutas cítricas como o limão e a laranja, ervas frescas de sua preferência, uma bebida alcoólica tipo vinho branco ou cachaça, e por último, cebola em rodelas. Deixe sua carne marinando de 6 a 12 horas, num recipiente que possa ser levado ao forno posteriormente, e se sua peça tiver mais do que dois quilos, faça furos nela para que a marinada penetre a carne.

Quando passar o tempo da marinada, leve a carne ao forno preaquecido, coberta por papel alumínio. Depois que a carne estiver cozida, retire o papel alumínio e deixe dourar.  

Corte a carne contra as fibras 

Outra dica de ouro é cortar a carne contra as fibras, algo que vai deixar sua carne mais macia, fácil de mastigar e assim, mais suculenta! Para realizar o corte contra as fibras, examine de perto a peça e confira se há uma linha transversal de fibras atravessando o corte da carne, e corte contra elas. 

Publicidade

Use um martelinho de carne 

Que tal descontar sua raiva na carne? Sei que a coitada da carne não tem nada a ver com a sua raiva, mas esse método é para quem deseja apostar no próprio gosto da carne, ou seja, sem temperos. Para quem deseja assar a carne na churrasqueira esse método é ideal também! 

Com o auxílio de um martelinho, bata na proteína até que ela fique mais macia. Esse ato ajuda a quebrar as fibras musculares, contribuindo para a tão esperada maciez. Se você não tiver o martelinho, use suas próprias mãos ou um garfo. 

Invista em amaciantes de carne

Uma opção interessante e mais fácil ainda é o amaciante de carne. Existem duas versões, podendo ser em pó ou líquida e pode ser facilmente encontrado nos supermercados e açougues. A medida correta está descrita na instrução de uso no rótulo, mas normalmente a medida é de cerca de uma colher de chá para cada 450 g de carne, mas essa quantidade pode variar. 

Publicidade

 

Agora que você já sabe como preparar uma carne de porco e deixá-la macia e suculenta, que tal preparar esse Pernil assado com vinho? 

Pernil assado com vinho
Pernil assado com vinho

 

Publicidade