Armazenar o ovo dentro ou fora da geladeira? Aprenda o jeito certo!

Você sabe qual é a melhor maneira de armazenar seus ovos? Se ainda não conhece, não se preocupe, o AnaMaria Receitas vai te ensinar!
Foto: Pixabay

Quem aí gosta de ovo? Esse é um alimento que pode ser consumido em qualquer hora do dia e de diversas maneiras que vão além do ovo frito e cozido, rendendo pratos muito saborosos. Além disso, os ovos são substitutos para carnes e frangos, e muitas vezes podem ser uma opção mais econômica. 

Publicidade

Se você tem o costume de consumir ovos, provavelmente já deve ter ficado na dúvida quando o assunto é armazenamento. Isso porque muitas pessoas não sabem onde devem armazenar os ovos, se devem ser armazenados dentro ou fora da geladeira, como eles costumam ficar nos supermercados normalmente. 

Por isso, se você ainda tem dúvidas e não sabe onde armazenar esse alimento, não se preocupe! O AnaMaria Receitas vai te dizer qual é o melhor lugar para armazenar seus ovos. Confira! 

Ovos dentro ou fora da geladeira?

De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os ovos devem ser mantidos em baixas temperaturas, por isso, se você tem o costume de armazenar os ovos dentro da geladeira, saiba que esse é o método mais recomendado. Isso porque as baixas temperaturas dentro do eletrodoméstico impedem a proliferação de bactérias, como a salmonela, dessa forma, evitando uma possível intoxicação alimentar. 

Mas, se você tinha o costume de deixar o alimento fora da geladeira, saiba que as chances das bactérias se multiplicarem são maiores, isso porque a variação de temperatura fora da geladeira é muito maior. 

Publicidade

Você deve estar se perguntando: “Mas nos supermercados os ovos ficam fora da geladeira, porque não posso deixá-los fora da geladeira na minha casa também?”. Bom, o motivo é bem simples, como os ovos precisam ser mantidos em locais frescos e arejados, sem variações de temperaturas, nos supermercados, os ambientes são controlados, por isso é normal que o alimento fique fora da geladeira. 

Porta da geladeira ou prateleira?

Agora que você sabe que os ovos devem ser mantidos dentro da geladeira, é importante dizer que, mesmo na geladeira, existe uma maneira certa de armazená-los, e mantê-los na porta da geladeira, não é muito indicado. Isso porque a região é a que mais sofre variação de temperatura, justamente por conta do abre e fecha da geladeira. 

Por isso, o recomendável é guardar seus ovos na prateleira do seu eletrodoméstico, onde a temperatura é controlada. 

Publicidade