Aprenda truques para fazer suas frutas amadurecerem mais rápido!

Sua fruta está verde, mas você quer consumir logo? Confira truques para amadurecer suas frutas mais rapidamente!

Quando vamos fazer compras de frutas é normal nos deparamos com alimentos verdes. Isso acontece porque os vendedores precisam manter as frutas conservadas e firmes, desde o transporte até a chegada nos supermercados, garantindo que o cliente não se depare com alimentos muito maduros que vão estragar rapidamente. 

Publicidade

Por esse motivo, muitas vezes não temos opção, a não ser comprar a fruta verde, que pode ficar muitos dias em nossa fruteira esperando o ponto certo para o consumo. Mas, se você não aguenta esperar e está louco para comer sua fruta logo, saiba que existem alguns truques para fazer sua fruta amadurecer mais rápido. Ficou curioso? Então continue lendo para descobrir!

O que são frutas climatéricas?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que nem todas as frutas vão amadurecer fora do pé ou após a colheita, e essas frutas são chamadas de não-climatéricas. Entre essas frutas estão as uvas, a laranja e o morango que se forem retiradas do pé antes de amadurecerem, não vão ficar no ponto, na verdade, só vão estragar. 

No caso das climatéricas, que podem ser retiradas do pé antes de amadurecerem, temos a banana, maçã, abacate, pêssego, manga, maracujá, mamão e pera. E são essas que você pode aplicar as dicas que daremos a seguir! 

Saco de papel fechado ou jornal

Esse truque simples, mas muito eficiente, vai fazer com que suas frutas fiquem maduras rapidinho, quer saber como? É bem simples, basta enrolá-las em um saco de papel ou jornal e esperar. Para saber se elas já estão no ponto, é só ir conferindo com uma certa frequência. Você pode usar essa dica para frutas como no geral como: maçã, banana, pera, pêssego e mamão!

Publicidade

Mantenha as frutas juntas em uma fruteira

Você sabia que as frutas, quando juntas, podem estimular o amadurecimento uma da outra? Pois é, isso acontece porque as frutas liberam um gás chamado etileno, que é o responsável pela maturação das frutas. As principais que podem ajudar nesse processo são as maçãs, peras, damascos, abacate e kiwi. 

As frutas, quando estão juntas, podem estimular o amadurecimento uma da outra - Foto:Pixabay
As frutas, quando estão juntas, podem estimular o amadurecimento uma da outra – Foto:Pixabay

Coloque a manga no arroz ou milho

Esse truque pode te deixar meio desconfiado, mas o AnaMaria Receitas te garante que funciona, e muito bem! Para isso, basta adicionar a manga num pote com arroz ou milho. 

Você deve estar se perguntando como esses grãos influenciam no processo de maturação. Mas a resposta é bem simples: os cereais impedem que a fruta libere o gás que falamos anteriormente, o gás etileno. Com isso, ao impedir que o gás se disperse, a fruta amadurece mais rápido. 

Publicidade

Você pode usar o forno

Calma! Você não vai assar a fruta, apenas deixá-la dentro do forno desligado para que ela amadureça mais rápido. Você pode manter no forno as frutas verdes, isso vai acelerar o metabolismo, pois o eletrodoméstico é um lugar fechado e quente, o que favorece o processo de maturação.