Aprenda a fazer o bolo perfeito com essas dicas!

Você vai aprender a preparar um bolo fofinho e macio de uma vez por todas. Basta seguir essas dicas!

Nada melhor do que tomar um café da tarde com um bolo quentinho que acabou de sair do forno… só de pensar dá água na boca, né? 

Publicidade

Independente da receita de bolo que você escolher, o bolinho é uma sobremesa que agrada a todos, pois existe uma grande possibilidade de receitas, com diversos ingredientes, e inúmeras combinações de recheio e calda. 

Entretanto, pode ser um desafio para alguns preparar um bolo perfeito, ou seja, um bolinho fofinho, do tamanho certo e saboroso.  Algumas pessoas podem até dizer que “não servem para fazer bolo”, mas saiba que você apenas não conhece as dicas do AnaMaria Receitas para preparar um bolo perfeito! Por isso, nós vamos te ensinar agora alguns truques para você não errar mais no preparo dos bolos, e vai impressionar a todos com suas receitas! 

Siga a receita corretamente

A primeira dica pode parecer meio óbvia, mas é importante frisar que para um resultado perfeito, é necessário seguir o passo a passo corretamente! Portanto, comece dando uma atenção especial para a lista de ingredientes, leia e releia essa lista e confira se você possui todos os itens na sua casa. Isso evita que você comece a preparar a receita e tenha que parar na metade do caminho porque faltou algum ingrediente.

Outro ponto que é importante ressaltar é a quantidade dos itens da receita. Afinal, o excesso ou a falta de ingredientes vão influenciar no resultado final do seu bolo. Por isso, siga a quantidade corretamente! 

Publicidade

Ah, e não se esqueça do mais importante, mas que muitas pessoas acham que é irrelevante: a ordem dos ingredientes. Portanto, se a receita disser que os ingredientes secos devem ser incluídos por último, então siga a ordem! 

Peneire os ingredientes secos 

Para você que deseja uma massa leve e fofinha, um dos segredinhos é peneirar os ingredientes secos como a farinha, açúcar e chocolate em pó. 

Isso acontece porque facilita a distribuição uniforme desses ítens. A farinha de trigo e o chocolate absorvem umidade externa e podem formar pelotas. Ao peneirar, você estará eliminando esses grumos que podem prejudicar o crescimento da sua massa. 

Publicidade

Não se esqueça: o fermento em pó é o último a ser adicionado na preparação para não enfraquecer sua ação! 

Peneire os ingredientes secos - Foto: Pixabay
Peneire os ingredientes secos – Foto: Pixabay

Atenção na hora de bater o bolo

O momento em que você deve misturar bem os ingredientes, é no momento de bater o açúcar com os ovos e o óleo, usando liquidificador ou batedeira para auxiliar no processo. Mas, após adicionar a farinha de trigo, não bata por muito tempo,  apenas o necessário para formar uma mistura homogênea. Isso porque o glúten presente na farinha, quando é muito manipulado, pode acabar deixando seu bolo “solado”.

Unte a forma corretamente

Se uma das suas dificuldades é desenformar seu bolo, você provavelmente deve estar errando no momento de untar. E se você unta corretamente a sua forma, as chances do bolo desenformar com facilidade é maior! 

Publicidade

Para untar você tem duas opções: a primeira é a mais comum, usando gordura como óleo ou manteiga e farinha. A segunda opção é usar um spray desmoldante, que é uma solução superprática e unta até mesmo frigideiras para outros preparos. 

Como assar o bolo para não murchar?

Antes de colocar a forma no forno, verifique a altura da grade que deve estar na posição média. Feito isso, é hora de preaquecer o forno. Então, preaqueça na temperatura indicada na receita, isso é ideal para o crescimento do seu bolo, que precisa de calor desde o inicio para chegar no tamanho ideal. 

Falando em temperatura, sempre siga a receita. Mas, o ideal é que ela seja média. Pois, uma temperatura muito alta pode queimar a superfície do seu bolo e não assar, já uma temperatura muito baixa, a massa não cresce e o bolo fica “solado”.

Publicidade

Ah, não se esqueça que não podemos abrir o forno antes da primeira metade do tempo total do cozimento, pois a mudança de temperatura faz seu bolo murchar. 

Quando estiver próximo do tempo de desligar o forno, abra o forno e pressione levemente a massa com um dos dedos. Se o bolo afundar, mas voltar a forma inicial, quer dizer que ele está pronto. Mas, se a marca do dedo permanecer, deixe mais um pouco. 

Como assar o bolo para não murchar? - Foto: Pixabay
Como assar o bolo para não murchar? – Foto: Pixabay

O momento de desenformar 

Agora que o cheirinho de bolo já se alastrou pela casa, é o momento de desenformar. Para isso, com o bolo morno, passe uma faca sem ponta em toda a lateral da assadeira. Depois, bata cuidadosamente com a mão na parte de fora da forma antes de virá-la.

Isso vai fazer com que a massa se solte, sem quebrar ou esfarelar. Fácil, não?

 

Agora que você sabe as melhores dicas para um bolo perfeito, prepare essa receita de bolo de limão delicioso!

Bolo de limão
Bolo de limão