Aprenda a engrossar o caldo de feijão com essas dicas

Chega de feijão com caldo ralo! Aqui no AnaMaria Receitas a gente te ensina a preparar um feijão cremoso e delicioso. Confira!

O bom e velho arroz com feijão é uma combinação superbrasileira que está presente na vida de muitas pessoas. Mas, para se deliciar com essa combinação brasileiríssima, saiba que é necessário um feijão bem temperadinho, para uma refeição cheia de sabor, e com caldo grosso, para que o feijão não se espalhe pelo prato e não faça uma lambança.

Publicidade

Cozinhar feijão não tem muito segredo, no entanto, quando falamos de engrossar o caldo, muitas pessoas possuem dúvidas. Mas, para isso, o AnaMaria Receitas vai te dar algumas dicas para deixar o caldo de feijão mais cremoso e grosso. Venha conferir! 

Amasse um pouco de feijão 

Essa técnica é uma das mais utilizadas para engrossar o feijão, justamente porque ela é mais fácil e leva apenas o feijão como ingrediente. Para isso, você vai cozinhar o feijão normalmente, depois de cozido, você vai separar uma pequena porção, aproximadamente umas duas colheres de sopa de feijão, adicionar em outro recipiente e amassar esses grãos com o auxílio de uma colher ou a própria concha de feijão. Depois de amassados, você vai adicioná-los novamente na panela e cozinhar mais um pouco de tampa aberta e prontinho, caldo grosso e saboroso! 

Essa técnica é certeira porque quando amassamos os grãos, eles liberam amido e isso faz com que o caldo fique supercremoso. Fácil, não?

Redução do caldo de feijão

Essa é uma técnica para você que está com um tempo a mais para preparar seu feijão e não deseja adicionar outros ingredientes em sua receita. Ela consiste em deixar a água do feijão evaporar lentamente e graças a isso, o caldo reduz e o feijão engrossa de maneira natural. 

Publicidade

Por isso, cozinhe o feijão na panela de pressão normalmente por 15 minutos, depois, retire a tampa e deixe que ele ferva por mais tempo, já com os temperinhos de sua preferência. 

Use amido de milho 

Para finalizar, essa técnica é perfeita para você que não está com tempo de esperar o caldo do feijão engrossar e precisa recorrer a uma técnica mais rápida e eficiente. Para ela, você vai precisar de dois ingredientes: amido de milho e o feijão. 

Separe duas colheres de sopa de amido de milho com três colheres de sopa de água fria e misture bem. Depois, adicione essa mistura ao feijão e mexa bem para que ela incorpore bem em todo o caldo. Deixe ferver por um minuto e prontinho! Caldo cremoso do jeito que a gente ama!

Publicidade