Aprenda a cozinhar usando menos sal sem deixar a comida sem graça!

Economize no sal com essas dicas do AnaMaria Receitas sem deixar a comida sem graça!

Um dos ingredientes mais importantes e utilizados na cozinha é o sal. Isso porque é ele que realça o sabor dos alimentos e deixa as comidinhas mais gostosas. No entanto, ele não é um ingrediente indispensável e é possível sim preparar receitas utilizando menos sal ou apenas não utilizá-lo, tudo que você precisa é de criatividade e muitos temperinhos. 

Publicidade

Você sabia que os brasileiros consomem, em média, o dobro da quantidade de sódio recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 2 gramas por dia, o que equivaleria a mais ou menos 10 gramas de sal de cozinha. Por isso, é importante que saibamos como reduzir essa quantidade para evitar problemas futuros e para te ajudar, o AnaMaria Receitas vai te ensinar algumas dicas para cozinhar usando menos sal sem deixar a comida sem graça. Venha conferir! 

Diminua a quantidade aos poucos

Assim como açúcar, o sal também vicia as papilas gustativas, isso porque quanto mais sal você usa, cada vez se precisa de mais sal para sentir o sabor  acamados não nos dando conta de que os alimentos estão salgados. Por isso, se você está acostumado a adicionar muito sal nos alimentos, vai reduzindo aos poucos para que você não sinta tanto o baque. 

Não use temperos prontos

Os temperos prontos que usamos para temperar alimentos como caldo de carne e caldo de legumes contêm em sua formulação, além do cloreto de sódio, o glutamato monossódico, que é extremamente tóxico quando ingerido regularmente.

Evite cozinhar demais os alimentos

Quando cozinhamos demais os alimentos, como legumes por exemplo, eles perdem, além dos nutrientes, o sabor, principalmente se forem cozidos em água. Por isso, a dica é assar esses alimentos ou cozinhar no vapor, dessa forma se valoriza o sabor natural dos alimentos e diminuímos a necessidade de adicionar sal. 

Publicidade

Use e abuse dos temperos

Como foi dito anteriormente, o sal não tempera a comida, e sim realça o seu sabor e dos outros temperos também. Por isso, ingredientes como alho, cebola, pimenta-do-reino, páprica, chimichurri, orégano e louro podem fazer toda a diferença na hora de preparar um prato. Dessa forma, o sabor da comida será realçado sem a necessidade de usar tanto sal. 

Prove a comida antes de adicionar mais sal 

Antes de adicionar sal é importante experimentar sua receita, isso porque às vezes nem existe a necessidade de sal, principalmente quando as receitas levam ingredientes que são salgados, como o molho shoyu. Por isso, sempre experimente sua comida antes e vá adicionando sal aos poucos para não exagerar! 

Publicidade