Aprenda a afiar sua faca de maneiras simples e fáceis!

Chega de sofrer com facas cegas. O AnaMaria Receitas vai te ensinar a afiar sua faca de maneiras fáceis!

Quem cozinha, provavelmente já passou pela experiência que é cortar uma peça de carne com a esperança de preparar um almoço delicioso, mas acabou apenas com estresse e sem comida, porque a faca não estava afiada o suficiente e você não sabia como afiar. 

Publicidade

Por isso, é muito importante aprender a afiar sua própria faca, seja você uma pessoa experiente na cozinha, ou um incidente, pois uma faca devidamente afiada garante uma maior precisão no corte do seu alimento, e facilita a sua vida na hora de preparar pratos deliciosos! 

Para você que cansou de sofrer na hora de cortar seus alimentos e ainda não sabe como afiar sua faca corretamente, não perca a paciência, pois o AnaMaria Receitas vai te ensinar a deixar sua faca afiadíssima. Confira a seguir! 

Como afiar a faca com chaira

Para quem pediu praticidade, essa dica é para você! Se você deseja afiar sua faca de forma fácil, sem sofrer muito, o AnaMaria Receitas recomenda a compra de um um chaira. 

Para afiar sua faca com chaira, mantenha ela fixa, num ângulo de aproximadamente 15 graus. Ao fazer isso, deslize a faca pelo utensílio, começando das pontas até a base. Realize esse movimento com paciência até que sua faca esteja afiada. 

Publicidade

Como afiar a faca na pedra

Outro método fácil é afiar sua faca usando uma pedra. Para isso, leve a pedra em uma bacia com água e deixe-a submersa por alguns minutos. Esse é um ponto essencial para o resultado desejado. 

Depois, coloque a pedra sobre uma superfície segura e posicione a faca na pedra em um ângulo adequado para a afiação, ou seja, de 30 graus. Feito isso, passe a lâmina por toda a pedra, em movimentos repetitivos até que a faca fique afiada. 

Como afiar a faca no esmeril 

Para quem não conhece, o esmeril é uma espécie de roda de pedra que é girada por um motor. Para esse método, cuidado redobrado e muita atenção! 

Publicidade

Para isso, comece passando um óleo lubrificante na lâmina da máquina, o que servirá de proteção para a lâmina. Em seguida, ligue o esmeril e segure a faca num ângulo de 45 graus no aparelho.

Mova a faca pelo esmeril com cuidado, da base até a ponta. Repita esse processo 4 vezes, depois, vire a faca e repita o processo do outro lado. 

Aprenda afiar faca usando esmeril - Foto: Pixabay
Aprenda afiar faca usando esmeril – Foto: Pixabay

Como afiar faca com afiador

Outro utensílio que vale a pena você investir são os afiadores/amoladores de faca que são facilmente encontrados à venda e são práticos de manusear. 

Publicidade

Para utilizá-lo, basta encaixar a faca no afiador e deslizar sua faca para frente e para trás, o resto o aparelho resolve! 

 

Publicidade