Alimentos ricos em água para se hidratar neste verão!

O AnaMaria Receitas te mostra quais alimentos são ricos em água para você adicionar no seu cardápio deste verão!

Você sabia que existem outras maneiras de manter o corpo hidratado além de beber água e outros líquidos? Pois é, para você que não consegue beber uma boa quantidade diária de água, uma alternativa é adicionar ao seu cardápio alguns alimentos que são ricos em líquido e podem ser grandes aliados para evitar a desidratação. Mas afinal, quais são esses alimentos? Venha descobrir aqui no AnaMaria Receitas! 

Publicidade

Importância da água para o organismo

Nosso organismo é composto por cerca de 70% de água, sabia? Só com isso, já dá para ter uma ideia do quão importante é se manter hidratado… 

Além da composição enorme de água que temos em nosso corpo, ela também desempenha outros papéis importantíssimos, ajudando a regular a temperatura corporal, auxiliando no funcionamento dos órgãos e no transporte de substâncias pelo nosso organismo como sais minerais e oxigênio, e assim, contribui para uma boa distribuição de nutrientes para as células. 

Existe outra maneira de se manter hidratado que não seja bebendo água? 

A quantidade de água que bebemos no verão é maior do que no inverno, afinal, em dias quentes, nosso corpo perde mais líquido. Mas, para você que não consegue se manter hidratado em nenhuma das estações, não se preocupe, existem outras alternativas práticas e saborosas além de beber água que vão te ajudar a manter a hidratação em dia. 

Quais são os alimentos ricos em água? 

Depois de saber a importância de manter seu organismo hidratado, é hora de conhecer quais alimentos vão te auxiliar nessa jornada. Confira alguns alimentos que o AnaMaria Receitas separou! 

Publicidade

Pepino

Se você não consegue beber muito líquido, que tal comer um pepino? 96% desse alimento é água e possui 17 calorias a cada 100 gramas. Além disso, esse legume se destaca por ser uma fonte de nutrientes como potássio, vitamina C e fibras. Você pode prepará-lo de maneiras variadas, como em saladas, lanches, aliando ao macarrão, ou fazendo uma harmonia com carnes. 

Melancia 

Uma das frutas que mais contém água é a melancia. Basta dar uma mordida que você vai sentir a grande quantidade de líquido que essa fruta tem. Além disso, a melancia é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e também, age protegendo a visão e a pele. 

Abobrinha 

Outro alimento que não pode ser esquecido quando o assunto é a quantidade de água é a abobrinha. O legume possui cerca de 95% de água em sua composição, e possui nutrientes importantes para o nosso organismo como, a vitamina B3, fibras, cálcio e potássio. Além disso, é um alimento muito versátil e é possível preparar diversas receitas com ela. Confira aqui receitinhas deliciosas com abobrinha!

Publicidade

Laranja 

Para quem pensou que a principal característica dessa fruta era a vitamina C, estava enganado. A laranja, além de conter nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, ela é rica em líquido, cerca de 90% de sua composição é água! Por isso, pegue suas laranjas e prepare um delicioso suquinho de laranja para o verão quente! 

Tomate

Quem não adora um molho suculento de tomate? Se você consome tomate, saiba que esse é um ótimo alimento para se manter hidratado, pois cerca de 94% da fruta é composta de água. Esse fruto possui também, nutrientes importantes para o nosso organismo como fósforo, vitamina A, vitamina C e potássio.  

Bebidas isotônicas 

Todo mundo sabe que o exercício físico é de extrema importância para o nosso organismo. E para repor os minerais e eletrólitos após uma atividade física intensa, nada melhor que uma bebida isotônica, que vai promover, além da hidratação, a diminuição da fadiga e evitar cãibras.

Publicidade