Alimentos que podem conter álcool e você não sabe

Você sabia que alguns alimentos podem conter álcool? Pois é, o AnaMaria Receitas vai te contar quais são!
Foto: Pixabay

A cerveja e uma caipirinha são bebidas alcoólicas amadas pelos brasileiros, e nada combina melhor do que um domingo de sol, churrasco e uma cervejinha, não é mesmo? No entanto, para quem vai dirigir depois do churrasco em família, é necessário evitar a todo custo o consumo de álcool, afinal, bebida e volante são duas coisas que não combinam. 

Publicidade

No entanto, você não deve se preocupar apenas com as bebidas, pois, alguns alimentos que aparentam ser inofensivos, podem conter álcool. Mas, fique tranquilo pois o AnaMaria Receitas vai te contar quais são os alimentos. Confira a seguir! 

Pão

Você sabia que o pão e a cerveja são quase irmãos? Isso acontece porque para serem preparados são utilizados praticamente os mesmos ingredientes, com exceção do lúpulo, presente na cerveja. 

Assim como a cervejinha, o pão passa por um processo de fermentação, nesse processo as leveduras consomem os açúcares livres presentes na massa, gerando o gás carbônico e álcool. 

Se você já fez um pão, provavelmente já sentiu um cheiro de álcool quando a massa estava no forno. Esse cheiro se alastra pela casa porque grande parte do álcool evapora com o calor do forno. Mas, em alguns casos, esse processo não acaba totalmente com a substância, ficando resquícios no alimento. 

Publicidade

Sucos

Você sabia que ao beber um simples suco de laranja, pode estar consumindo uma bebida alcoólica? Pois é, o suco de laranja pode conter até 0,5% de álcool por volume. 

Além do suco de laranja, sucos como o de maçã e uva possuem uma quantidade significativa de álcool. 

Mas, não se preocupe, essa pequena quantidade não pode ser comparada ao tomar uma dose de bebida alcoólica, pois fica abaixo dos 0,5%.

Publicidade

Banana

Não é só os sucos que podem conter álcool, mas a própria fruta pode conter a substância. Um exemplo é a banana. Bananas maduras podem conter até 0,5% de álcool, mas essa porcentagem pode variar dependendo de quão madura a fruta está. 

As bananas que estão prontinhas para serem consumidas normalmente possuem cerca de 0,2%, mas as bananas com manchinhas pretas começam a ficar mais alcoólicas, chegando até 0,5%.

Molho de soja

O molho de soja ou o conhecido molho “shoyu”, indispensáveis quando comemos um sushi ou um yakissoba, também é um alimento que pode conter álcool, pois, como o próprio nome já diz, ele é feio por meio da fermentação natural do amido presente no trigo. Com isso, forma-se o etanol. 

Publicidade

O molho pode conter entre 1,5% e 2% de álcool. Mas, esses efeitos são mínimos pois, dificilmente alguém vai ingerir um molho shoyu inteiro…