A manteiga deve ficar dentro ou fora da geladeira?

Venha conferir aqui no AnaMaria Receitas qual é a melhor forma de armazenar a sua manteiga e acabe com as suas dúvidas!
Foto: Pixabay

O clássico pão com manteiga é o queridinho dos brasileiros no café da manhã, e quem nunca experimentou essa combinação que atire a primeira pedra. Entretanto, na hora de preparar seu pãozinho na chapa, você já deve ter se incomodado com o fato de que a manteiga estava dura e difícil de espalhar sobre o pão por conta das baixas temperaturas da geladeira. 

Publicidade

A manteiga dura pode incomodar tanto que algumas pessoas optam por deixar esse ingrediente fora da geladeira, assim, quando você for passá-la no seu pão, ela estará molinha. Mas, será que essa prática é segura? A manteiga não estraga ficando fora da geladeira? Venha descobrir as respostas para essas perguntas aqui no AnaMaria Receitas!

E agora, a manteiga deve ficar dentro ou fora da geladeira?

Antes de saber a resposta para essa pergunta, você deve entender do que é feita a manteiga. 

A matéria-prima da manteiga é o creme de leite que é gerado durante um processo chamado pasteurização (um processo de esterilização). O creme de leite, rico em gordura, é batido e submetido a um processo de malaxagem, em que a água que ficou no interior da manteiga é retirada.  Com isso, o resultado final é um produto formado por gordura láctea: 82%, contra 16% de água. Os 2% restantes são sal e aromatizantes. 

Já que a manteiga é feita basicamente de leite, você já deve ter associado onde ela deve ser armazenada. Se sua resposta foi na geladeira, saiba que foi uma afirmação correta. Afinal, justamente por ser feita basicamente de leite é que a manteiga requer cuidados para armazenar. 

Publicidade

Quando você mantém sua manteiga fora da geladeira, as bactérias e fungos vão tomar conta do seu produto e o resultado é uma manteiga rançosa e amarga, resultado do contato da gordura do alimento com o ar. Além disso, você pode até sofrer de intoxicação alimentar por manter o produto fora do refrigerador.

Como evitar que a manteiga fique dura demais?

Para evitar que esse alimento endureça demais, o segredo é armazenar a sua manteiga nas áreas da geladeira onde a temperatura não é tão baixa, ou seja, nas prateleiras inferiores ou na porta da geladeira. 

Publicidade