3 maneiras rápidas de cozinhar batata no micro-ondas

Aprenda a cozinhar batatas de 3 maneiras diferentes e práticas que vão te ajudar a economizar tempo. Confira a seguir!

Temos que concordar que o micro-ondas é um utensílio indispensável na cozinha, ele nos ajuda a descongelar alimentos quando esquecemos de tirar do congelador, ele esquenta nossas marmitas, pode gratinar alimentos e preparar receitas pré-programadas. Mas sabia que é possível cozinhar batata no micro-ondas? Esse novo jeito de cozinhar batata e até outros legumes como a cenoura, pode causar dúvidas, afinal, como é possível cozinhar legumes sem água? O Ana Maria Receitas vai te ensinar! 

Publicidade

Essa é uma alternativa rápida e prática para quem não tem muito tempo para se dedicar à cozinha. Venha aprender! 

O AnaMaria Receitas ensina como cozinhar batata no micro-ondas

Para você que deseja cozinhar esse legume rapidinho existem 3 maneiras diferentes. Com essas dicas você pode usar qualquer tipo de batata, seja ela inglesa, doce ou baroa, e também pode cozinhar outros legumes, como a cenoura. O que vai diferenciar um legume do outro é o tamanho do alimento, a textura e a potência do seu micro-ondas. Mas, uma coisa é certa, vai ficar pronto num piscar de olhos e o resultado é perfeito! 

Ah, e não se esqueça de lavar bem o alimento antes de cozinhar! 

O AnaMaria Receitas ensina como cozinhar batata no microondas
O AnaMaria Receitas ensina como cozinhar batata no micro-ondas.

1. No saquinho para micro-ondas fechado

Essa é uma opção para você que deseja evitar sujeira. 

Publicidade

Comece descascando as batatas, corte-as em cubos e coloque em um saquinho próprio para o micro-ondas. O ponto principal é fazer um furo no saquinho para possibilitar a saída do ar. Depois, leve o saquinho com as batatas no micro-ondas de 8 a 10 minutos e está pronto! 

2. Cozinhando inteira no prato

Esse é um jeito para quem deseja comer a batata inteira, preparando uma batata recheada, por exemplo, ou para quem não quer perder tempo descascando e cortando. Um método bem preguiçoso. 

Depois de higienizar o legume, faça 4 furos em sua casca com a ajuda de um garfo, leve para um prato, e coloque para cozinhar no micro-ondas. Os furinhos servem para liberar o vapor do legume, especialmente para que não aconteça nem um acidente rs. 

Publicidade

O tempo de cozimento varia conforme a potência do seu micro-ondas, mas normalmente o legume fica pronto em 10 minutos. A dica para acertar o ponto é ir cozinhando de 3 em 3 minutos, e a cada 3 minutos, pare o equipamento e verifique o ponto do alimento. 

3. No pote com água tampado com plástico filme

A última maneira é bem simples como as outras, e pode ser comparada ao jeito clássico de cozinhar batatas no fogão. Esse jeito é perfeito para você que deseja preparar um delicioso purê com as batatas, 

Para cozinhar, comece descascando e cortando os legumes, adicione água o suficiente para cobrir num pote que possa ir para o micro-ondas. Feche o pote com plástico filme e verifique se está bem vedado, faça um furo no centro com uma faca e leve para o micro-ondas. Deixe cozinhar de 5 a 8 minutos em potência alta. Não se esqueça de parar na metade do tempo para verificar se as batatas já estão cozidas.

Publicidade