Como desentupir a pia da cozinha com dicas fáceis e eficientes!

Sua pia entupiu? Não se preocupe! Pois o AnaMaria Receitas preparou algumas dicas infalíveis para resolver seu problema. Confira!

Lavar a louça não é uma das tarefas de casa preferidas para algumas pessoas, e quando a pia está entupida então, a vontade de lavar a louça fica menor ainda. 

Publicidade

Todo mundo já passou ou vai passar perrengue com pia entupida, um problema comum de acontecer, mas que pode gerar muita dor de cabeça, justamente por incomodar na hora de lavar os utensílios de cozinha, por ser a causa do mau cheiro, e também podendo atrair insetos.

Pode parecer uma situação desesperadora, mas existem maneiras caseiras superfáceis e eficientes para resolver seu problema, e o AnaMaria Receitas vai te ensinar, é claro! Confira a seguir! 

Por que a pia entope? 

Antes de resolver o problema, é necessário entender porque sua pia está entupida. E a resposta é bem simples: isso pode acontecer por vários motivos, entre eles são os restos de alimentos e gordura acumulados no cano. Toda vez que alguém lava a louça, um pouco de resíduo desce pelo ralo. Essa matéria orgânica gruda nas paredes do cano, estreitando a passagem e dificultando que a água desça. 

Como desentupir a pia da cozinha?

Agora que você já sabe o que está dificultando a sua vida, está na hora de facilitar! Essas soluções são caseiras e extremamente eficientes para eliminar todo resíduo acumulado na sua tubulação! 

Publicidade

Com bicarbonato

Para essa solução, você vai precisar de 1 copo de bicarbonato de sódio, ½ xícara de vinagre, um pano de prato e água quente. 

Comece jogando bicarbonato dentro do ralo da pia. Depois, coloque o vinagre para reagir com o bicarbonato. Para evitar que o material orgânico retorne, cubra o buraco do ralo com um pano e aguarde por 30 minutos. 

Quando passar o tempo, retire o pano, despeje a água quente e prontinho! 

Publicidade

Com sal 

Outra maneira fácil e prática de desentupir sua pia é com sal! Para isso, você vai precisar de 1 copo de sal, 4 litros de água fervendo e um pano de prato. 

Comece colocando o sal dentro do ralo e aperte-o bem. Em seguida, despeje a água fervendo e tampe o ralo com o pano de prato para fazer pressão. 

Aguarde 15 minutos e pronto, pia desentupida! Fácil, não?

Publicidade

Com detergente

Essa dica só funcionará se o problema do entupimento for gordura. Portanto, para desentupir a sua pia, comece fervendo 4 litros de água. Depois, coloque uma grande quantidade de detergente na água e despeje no ralo com cuidado. 

Espere alguns minutos até que toda água desça normalmente.

Com arame

Caso a obstrução seja por conta de algum resíduo sólido, essa opção é ideal! 

Publicidade

Comece colocando as luvas, depois, pegue o arame de um tamanho adequado e insira no ralo. Force até que a sujeira seja retirada e a água desça normalmente.

Desentupidor químico 

Se nenhum dos métodos anteriores funcionarem, existem desentupidores químicos que vão resolver seu problema! Mas, você deve tomar cuidado ao utilizá-los, pois os mesmos são nocivos à saúde humana. 

Portanto, siga as instruções da embalagem do produto. Antes de usar a pia novamente, deixe a água correr para limpar o que sobrou do produto.